DA ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM- PA (1996-2004)
Educação Infantil, História da Educação, Assistência, Educação Integral
A presente pesquisa tem como objeto de investigação o processo histórico de reformulação da educação infantil pública no município de Belém, Pará. Possui como objetivo geral: Compreender o percurso de reorganização do atendimento a primeira infância no município de Belém-Pa, após a promulgação da LDB, da concepção assistencial para a perspectiva educacional no período de 1996 a 2004. Desse modo, a pergunta que direciona este estudo é: Como se reorganizou o sistema público de atendimento à primeira infância no município de Belém- Pa a partir da promulgação da LDB, no período de 1996-2004? A partir deste problema apresentaram-se as seguintes questões: Qual a trajetória histórica da educação infantil expressa nas legislações e documentos oficiais? Quais os avanços e permanências na concepção de atendimento a primeira infância na capital paraense? Quais as percepções dos sujeitos históricos, que atuavam na UEI Santo Agostinho no período demarcado, sobre o processo mudança de administração das creches no município de Belém-Pa? A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, enquadrando-se como uma pesquisa histórica, na perspectiva teórico metodológica de Marc Bloch (2002), tendo como corpus da pesquisa legislações e documentos orientadores nacionais e municipais, documentos de órgãos municipais, documentos de instituição de educação infantil, no período delimitado pela pesquisa, bem como entrevistas semiestruturadas, considerando um volume grande e variado de fontes para análise. A proposta metodológica incluiu análise documental, e das entrevistas semiestruturadas, segundo o método de análise histórica, posteriormente esses dados serão correlacionados para determinar categorias de análise.