EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NO BERÇÁRIO: narrativas das práticas curriculares das docentes de um espaço de educação infantil no município de Belém
Linguagem musical; Prática curricular; Narrativas docentes; Berçário
Esta pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa e do tipo pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), tendo como tema a música no currículo da educação infantil, especificamente em uma turma de berçário da rede municipal de educação de Belém do Pará, a partir do objeto, a linguagem musical nas práticas curriculares das docentes de uma turma de berçário na EMEI Pratinha. Ao entender a música enquanto linguagem potencializadora de desenvolvimento dos bebês, este estudo tem como objetivo geral: Analisar em que termos, a partir das narrativas docentes, se constitui a linguagem musical nas práticas curriculares de uma turma de berçário na EMEI Pratinha. Para embasar este estudo lanço mão dos seguintes referenciais: Feres (1998); Ilari (2002;); Beyer (2003); Gordon (2008); Brito (2010); Levitin (2010); Lino (2010); Werle (2015); Moreira (2017); Bonato (2021); Chaves (2021); Mião (2022) e dentre outros que abordam a música como potencializadora de desenvolvimento dos bebês em seus estudos, também relaciono com autores que tratam a respeito da docência com e para bebês e das especificidades desse currículo como Tristão (2005); Barbosa (2010); Coutinho (2017); Barbosa e Richter (2018). A fim de alcançar os objetivos da pesquisa, utilizo como procedimentos de coleta dos dados a observação e a entrevista narrativa. Para análise e categorização dos dados adoto a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006; 2016). Os resultados parciais apontam que as práticas curriculares envolvendo a linguagem musical no berçário, partem das vivências dos bebês e do que eles demonstram interesses, a partir de diálogos com as famílias, sobre vivências musicais que os bebês apreciam no seio familiar ou no meio onde convivem. Assim, dar-se alguns critérios para a escolha dos repertórios e experiências musicais que são propiciados por meio de projetos pedagógicos envolvendo a linguagem musical na turma.