O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO GOVERNO HÉLIO GUEIROS: uma análise a partir da categoria inovação educacional
Ação política. Política educacional. Governo municipal. Educação. RUEDS
A presente dissertação objetiva analisar a política pública municipal que instituiu a Rede de Unidades de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (RUEDS) no município de Belém, durante a gestão Hélio Gueiros (1993-1996). A questão da pesquisa é: em que medida se pode afirmar que a RUEDS representou uma inovação educacional no município de Belém? A investigação se debruçou sobre o contexto da primeira metade da década de 1990, período da institucionalização das Unidades. Para isso, realizamos um debate teórico a partir de dados da história e memória recente dessa política governamental belenense do período, com a análise de documentos e pesquisa bibliográfica, em uma abordagem qualitativa e mediada pelo referencial teórico mobilizado. Como uma das conclusões gerais a que chegamos, vemos que educação sob a lógica de desenvolvimento sustentável foi inserida nas escolas com uma visão de inovação educacional, a qual se materializou em estratégias mercadológicas e neoliberais presentes no planejamento estratégico das ações governamentais que deram origem ao Subsistema de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A inovação educacional em maior evidência nessas ações se refere a uma concepção humanista moderna tanto em decorrência da organização educacional e metodológica, que priorizou as modificações dos espaços, quanto pelas finalidades do ensino, que secundarizou uma Educação Ambiental crítica e a emancipação dos sujeitos em favor de uma sustentabilidade voltada para atender às demandas do mercado.