O TEXTO E O CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PARADIGMAS EM TENSÃO
Política educacional; Gestão educacional; Base Nacional Comum Curricular.
O presente trabalho consiste em um estudo a respeito dos paradigmas educacionais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com destaque para as premissas do novo humanismo em Estevão (2013) e do neoconservadorismo a partir de autores como Moll (2015) e Apple.(2003), e tem por objetivo geral analisar os principais paradigmas educacionais que compõem o texto e o contexto de construção da BNCC. Os objetivos específicos incluem apresentar as concepções de educação presentes na construção histórica nacional, identificar quais paradigmas educacionais influenciaram de forma mais significativa as políticas educacionais mais recentes e demonstrar como esses elementos foram inseridos através da BNCC. A realização deste estudo demandou uma abordagem de natureza qualitativa com pesquisa do tipo documental por meio da análise de conteúdo e construção teórica de premissas educacionais que fomentaram a integração de paradigmas educacionais distintos. O estudo tem revelado, por meio das constituições brasileiras, nos itens referentes à educação, as dicotomias público-privado, centralização-descentralização e laicidade-ensino confessional como expressões da alternância de poder entre essas duas concepções de educação. Esse caminho teórico é utilizado como suporte teórico para a análise do contexto de elaboração da Base Nacional Comum Curricular e seu produto documental: o próprio texto.