CURRÍCULO E DIFERENÇA NA ESCOLA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM – PA: DISCURSOS DE PROFESSORES LGBTQIA+
Currículo. Gênero. Sexualidade. Escola Básica. Docentes LGBTQIA+.
Esta pesquisa em andamento discute o tratamento dado à questões da diferença no campo da educação. Toma como objeto discursos de professores LGBTQIA+ sobre suas operações com as questões da diferença sexual e de gênero em práticas curriculares na escola básica no município de Belém-PA. Os questionamentos que mobilizam este estudo são: Quais práticas curriculares de positivação das diferenças em termos de gênero e sexualidade são desenvolvidas por docentes LGBTQIA+ em escolas públicas do município de Belém? Quais desafios são apontados por esses docentes em relação à legitimação e potencialização da diferença nos currículos das escolas em que atuam? O aporte teórico-metodológico da investigação situa-se na perspectiva pós-estruturalista e no diálogo com o pensamento da diferença na educação. O referencial teórico encontra-se articulado em torno de questões pertinentes ao campo curricular, à gênero e sexualidade e à prática docente na/da diferença. A opção metodológica volta-se para a análise do discurso de aporte foucaultiano a partir do material produzido em entrevistas virtuais com três docentes LGBTQIA+ que atuam em escolas públicas do Município de Belém. Dos três interlocutores, um participou de um diálogo inicial, cujo objetivo foi estabelecer uma primeira aproximação com o campo empírico, auxiliando a balizar o roteiro semiestruturado de entrevista e com os elementos teóricos reunidos até o momento. O texto aqui apresentado finaliza com algumas considerações sobre a movimentação da pesquisa e a indicação dos passos seguintes para a conclusão da pesquisa.