Histórias de professoras negras de escolas públicas do Bairro da Terra
Firme, de Belém do Pará, no período de 2010 a 2020Nº de páginas 64
Professoras Negras. Educação Básica. História da Educação. Trajetórias
Escolares.
O presente texto de qualificação, resultado da pesquisa, cujo
objetivo é analisar a trajetória de professoras negras nas escolas do bairro da terra firme,
de Belém do Pará, no período de 2010 a 2020, ainda em andamento realizada no âmbito
do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB/UFPA a
qual investiga as trajetórias escolares de professoras negras paraense, com o recorte em
escolas do Bairro da Terra Firme do município de Belém, estado do Pará, tem como
objetivo apresentar o percurso referente a esse primeiro levantamento teórico
bibliográfico e empírico da pesquisa, assim como, a aplicação da entrevista piloto, que
dará base as próximas escutas das entrevistadas. A pesquisa busca responder: a presença
de professoras negras em escolas do bairro da Terra Firme, contribuiu para a
valorização da identidade negra paraense, no período de 2010 a 2020?O
procedimento metodológico adotado foi a metodologia da história oral, com o recorte de
história de vida, por compreender que as experiências vivenciadas por essas professoras
negras paraense desde sua Educação Básica até sua formação acadêmica e prática no
magistério, contribui para sua afirmação enquanto mulher, professora e negra. Tendo
como técnica de investigação a entrevista, que foi realizada a partir de um roteiro
semiestrutura e executada por meio de uma plataforma digital, google meet. Sendo uma
pesquisa predominantemente de caráter qualitativo no que tange seus objetivos. A
entrevista piloto efetuada com uma professora negra paraense a qual mora há 33 anos no
bairro da Terra Firme e trabalhou no perídio de 2016 e 2017em uma escola dessa periferia,
revela uma trajetória de luta e resistência em sua educação básica e profissional. Assim,
ao final desse texto é apresentado um ementário com os próximos passos da pesquisa
Palavras chave;