A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PRIMÁRIA NO PARÁ: Diretrizes disciplinares para um sacerdote do ensino (1890-1896)
Instrução Pública. Disciplinarização. Regulamentos. Controle.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de disciplinarização do trabalho docente nas escolas primárias do Pará entre os anos de 1890 e 1896 através da identificação da representação de professor na legislação vigente e dos dispositivos utilizados para normatizar o trabalho docente no período tendo como categoria de análise o “poder disciplinar” desenvolvido por Michel Foucault. Faremos uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico utilizando como fontes Regulamentos de ensino, mensagens dos governadores e algumas edições da Revista de Educação e Ensino esses documentos foram coletados no Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) e na Biblioteca Pública Arthur Vianna (CENTUR). Até o momento identificamos que uma dimensão importante da instrução pública era a tentativa de impor um padrão de comportamento aos professores por meio de dispositivos regulamentares de controle e fiscalização da profissão docente