A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2010-2020)
multiculturalismo; educação básica; currículo; estado da arte
Apresenta como objetivo geral descrever e analisar de que forma as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação no Brasil, no período de 2010 a 2020, abordam o multiculturalismo e o currículo da educação básica. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da arte, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se da análise de conteúdo para tratar os dados obtidos baseados nos estudos de Bardin (1977). Para a coleta dos dados utilizou-se o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A escolha em abordar o multiculturalismo e o currículo da educação se dá no intuito de trazer para o debate da educação contemporânea questões relacionadas à etnia, raça, gênero, diversidade e diferença, pois estas temáticas estão presentes na sociedade, no contexto educacional e estão ligadas diretamente ao currículo pós-crítico. Foram coletadas parcialmente 40 produções acadêmicas entre 28 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado onde foi possível destacar categorias como os títulos, as palavras-chave, regiões, etapas do ensino da educação básica, as metodologia utilizadas bem como os tipos de pesquisa, as abordagens e os teóricos utilizados. Nesta primeira análise de categorias foi possível destacar as regiões dos programas de pós-graduação, bem como a região Sudeste como detentora da maior quantidade de monografias atingindo uma marca de 53% (21) do total da produção selecionada, mantendo assim, a hegemonia que se destaca o Sudeste dentre as regiões do Brasil.