A Educação Infantil nas três versões da Base Nacional Comum Curricular: Currículo em disputa?
BNCC. Educação Infantil. Currículo
O trabalho que ora se apresenta é parte constituinte da dissertação de mestrado que se encontra em processo de construção. Trata de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará-PPEB/UFPA, LINHA DE PESQUISA CURRÍCULO E ESCOLA BÁSICA. A pesquisa explora o tema Base Nacional Comum Curricular/BNCC, mais especificamente a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil/BNCCEI. O objetivo geral desse estudo é o de analisar as mudanças e permanências presentes nas três versões da BNCC no que tange as concepções e currículo para a educação infantil. Para uma melhor compreensão do objeto de estudo “O currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo Governo Federal Brasileiro”, definiu-se três objetivos específicos quais são: identificar as mudanças e permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro; discutir a organização curricular proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil e comparar os conhecimentos que foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil. A questão investigativa central que orienta essa pesquisa indaga quais são as principais mudanças e permanências possíveis de serem identificas no currículo prescrito para a educação infantil contido nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro. Seguida pelas questões secundárias que questionam quais as mudanças ou permanências na concepção de infância que orientou a proposta de currículo para a educação infantil nas três versões da BNCC elaboradas pelo governo brasileiro? Que organização curricular foi proposta em cada uma das três versões da BNCC para a educação infantil? Que conhecimento foram valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil? Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se em realizar um estudo de cunho documental, de caráter qualitativo. Os dados foram coletados através da técnica de análise documental. A análise dos dados será feita através da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa pretende contribuir com a ampliação do debate acerca da BNCC da Educação Infantil com base nos questionamentos e objetivos elencados