ANÁLISE DAS BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DO GOVERNO MUNICIPAL DE BELÉM (1993 A 1996).
Políticas Públicas. Educação. Meio Ambiente. Ideologia.
A presente dissertação analisa o aspecto ideológico do discurso legitimador das políticas públicas educacionais ambientais da gestão municipal de Belém em meados dos anos de 1990. A pesquisa teve por objetivo geral: analisar o discurso de agentes governamentais da gestão educacional pública do município de Belém no período concernente de 1993 a 1996. Para a consecução dos objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa documental implementada na Câmara Municipal de Belém, Escola Bosque e em arquivos pessoais de sujeitos educacionais envolvidos com o fazer educacional do período em foco. Os dados documentais recolhidos foram submetidos à técnica da Análise de Discurso na perspectiva de Eni Puccinelli Orlandi. Aponta-se que o discurso do governo sobre a Educação e meio ambiente, tido como eixo articulador dos projetos de ensino desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, apresentou um viés ora conservacionista, por pregar apenas o cuidado com a natureza e sua biota, ora pragmático, por se encontrar dentro das correntes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas que pregava, dentre outras coisas, consumo consciente, a reciclagem e reuso dos resíduos sólidos e tantas outras estratégias ambientalistas sem a devida crítica ao modo de produção e consumo de uma sociedade historicamente dada, que é a formação social capitalista, assim como, a falta da representatividade dos movimentos sociais, das discussões com esses segmentos que fomentariam os discursos, as lutas em torno de dispositivos identitários dos sujeitos na sociedade belenense.