PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO POR LINGUAGENS EM MOVIMENTO
Práticas Pedagógicas. Educação Infantil. Currículo e Linguagem
RESUMO
Esta pesquisa tem como tema a “Prática Pedagógica na Educação Infantil: o currículo por linguagem em movimento”. Seu objeto é a prática pedagógica de uma professora da educação infantil (SEMEC/BELÉM) no trabalho com o currículo por linguagem. Como esse currículo por linguagem ganha materialidade na prática pedagógica de uma professora da educação infantil da rede municipal de Belém? Tal problemática da pesquisa tem como objetivo analisar o currículo por linguagem como constitutivo da prática pedagógica de uma professora da educação infantil. E para isso utilizou como referência estudos sobre a perspectiva histórico-cultural, sustentando-se em material documental e pesquisa de campo. Tendo como objetivos específicos analisar como acontece o processo da prática pedagógica dentro do currículo por linguagem; conhecer as configurações espaço-temporais que são produzidas na organização do currículo por linguagens; e identificar as demandas que são consideradas relevantes pela professora na construção deste currículo, a pesquisa foi realizada em uma Unidade de Educação Infantil pública, situada na periferia do município de Belém. Foi efetivado um estudo exploratório que abrangeu a análise documental, envolvendo os documentos que orientavam/orientam a educação infantil municipal. A pesquisa de campo teve como abordagem metodológica o estudo de caso, utilizando como estratégia para a coleta de dados a observação, e como técnica, a entrevista e a análise documental. Enquanto suporte desta pesquisa, buscamos os fundamentos principalmente em Kramer (2009, 2013), Barbosa (2009), Oliveira (2011), Franco (2012) e Carvalho (2012) para tratar da prática pedagógica; Sacristán (1999), Silva (2005) e Arroyo (2013) para tratar do currículo; e Malaguzzi (1990), Kinney e Wharton (2009), Fortunati (2009), Edwards, Gandini, Forman (1999) e Rinaldi (2012) para tratar do currículo por linguagem. Como resultado, podemos apontar que o currículo por linguagem, além de favorecer o aprendizado das crianças, oportuniza à professora uma prática pedagógica que centraliza a criança como ator principal para o seu desenvolvimento. Reconhecemos o valor significativo da organização espaço/temporal dentro de uma rotina diferenciada por seu movimento cotidiano e intenso e que as crianças participam com prazer, por fazerem parte dessa construção do ambiente. Finalmente, é possível afirmar que a professora leva em consideração as falas e a participação das crianças na construção do currículo, por permitir que elas sejam as protagonistas de sua própria aprendizagem e desenvolvimento, permitindo, desse modo, que as experiências se entrecruzem por meio das diversas linguagens do currículo.
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