E ENTÃO A DOCÊNCIA COM BEBÊS? AUTOBIOGRAFIA DOCENTE: ENTRE CURRÍCULO E OUTRAS TRAMAS
Pesquisa autobiográfica. Docência com bebês. Currículo.
Esta dissertação apresenta por meio da pesquisa autobiográfica, os processos de subjetivação pelos quais venho me constituindo professora de bebês, trazendo à reflexão o processo (auto)formativo, abrangendo memória, formação docente, percursos e entrelaçamentos com histórias de vida, com o intuito de tecer narrativas que levem à compreensão quanto à especificidade da docência e do currículo para bebês, reconhecendo a incompletude da formação docente, que abre espaço para construções e reconstruções constantes. Para tanto, a pesquisa busca trazer à discussão sobre os caminhos por mim percorridos na constituição da minha docência com bebês, caracterizada por especificidades que a diferencia de todas as outras, marcada pela força do imbricamento do cuidar e educar e da potência das relações com e junto aos bebês, assim como pela busca da harmonia entre tempos, espaços e relações. Assim, longe da intenção de apenas narrar uma história de vida, este movimento investigativo, busca acrescentar conhecimento com uma postura epistemológica acerca da docência com bebês, partindo da reflexão e produção de sentidos da prática pedagógica de uma professora de berçário. Para essa ação investigativa, optei pela pesquisa autobiográfica e investigação narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011; NÓVOA e FINGER, 2014; JOSSO, 2010; SOUZA e PASSEGI, 2008), como um percurso teórico-metodológico capaz de fundamentar o estudo. Nesse intento, como metodologia de análise, utilizo a Análise Narrativa, na perspectiva de Bolivar (2002) e outros autores, de forma a produzir novas compreensões dos sentidos e significados das minhas experiências formadoras. Como instrumentos de pesquisa, utilizo disparadores de memória por meio de materiais considerados significantes para elucidar as experiências vivenciadas ao longo do caminho, tais como: cadernos de registros, planos de aula, projetos pedagógicos, fotografias e fragmentos de diário pessoal, que marcam de forma relevante o meu processo formativo, que se desenha inicialmente marcado pelas incertezas e medos consequentes de uma formação acadêmica fragilizada e foi se constituindo num espaço tridimensional (CLANDININ; CONNELLY, 2011) em meio uma trama de relações entre tempos, espaços e interações num processo reflexivo- construtivo que nunca está pronto, nunca transborda, sempre há espaço para crescer e lançar fora velhas práticas, mediante às novas concepções que viabilizam maior qualidade na educação das crianças pequenininhas.