Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as avaliações em larga escala repercutem sobre o trabalho das coordenações pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental. A modalidade de método que se classifica esta pesquisa, consiste na pesquisa bibliográfica, visto que, parte-se da utilização da literatura especializada já disponível Antônio Carlos Gil (2016) e também e pela pesquisa documental. Os tratamentos dos dados serão realizados por meio do método de Análise de Conteúdo de Laurece Bardin (2016). O Aporte teórico da pesquisa se pautará no conceito de Campos e habitus de Pierre Bourdieu (2005). A literatura especializada contará com estudos sob área da sobre coordenação pedagógica as seguintes autores: Vera Maria Nigro de Souza Placco (2012); Laurinda Ramalho de Almeira (2011), Maria Amélia Santoro Franco (2008), e para alcançar os debates na avaliação em larga escala recorreremos; José Carlos Rothen (2019) e Almerindo Janela Afonso (2000), Flávia Obino Corrêa Werle (2012). A pesquisa até o presente momento aponta que a avaliação em larga escala tem refletido sobre a dinâmica da Educação Básica, especificamente sobre o trabalho pedagógico e no trabalho da coordenação pedagógica, concebida nesta pesquisa como articuladora e mediadora da implementação das avaliações em larga escala nas escolas.
Avaliação em Larga escala. Coordenação Pedagógica. Anos finais do Ensino fundamental.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as avaliações em larga escala repercutem sobre o trabalho das coordenações pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental. A modalidade de método que se classifica esta pesquisa, consiste na pesquisa bibliográfica, visto que, parte-se da utilização da literatura especializada já disponível Antônio Carlos Gil (2016) e também e pela pesquisa documental. Os tratamentos dos dados serão realizados por meio do método de Análise de Conteúdo de Laurece Bardin (2016). O Aporte teórico da pesquisa se pautará no conceito de Campos e habitus de Pierre Bourdieu (2005). A literatura especializada contará com estudos sob área da sobre coordenação pedagógica as seguintes autores: Vera Maria Nigro de Souza Placco (2012); Laurinda Ramalho de Almeira (2011), Maria Amélia Santoro Franco (2008), e para alcançar os debates na avaliação em larga escala recorreremos; José Carlos Rothen (2019) e Almerindo Janela Afonso (2000), Flávia Obino Corrêa Werle (2012). A pesquisa até o presente momento aponta que a avaliação em larga escala tem refletido sobre a dinâmica da Educação Básica, especificamente sobre o trabalho pedagógico e no trabalho da coordenação pedagógica, concebida nesta pesquisa como articuladora e mediadora da implementação das avaliações em larga escala nas escolas.