CURRÍCULO, CORPO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NA CENA CULTURAL DO BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA - BFAM
Educação. Currículo. Dança. Corpo. Performatividade.
A presente dissertação visa discutir questões relacionadas ao currículo e a performatividade do corpo que dança a partir da experiência desenvolvida pelo grupo de Balé Folclórico da Amazônia – BFAM. Dialoga com estudos de Nietzsche, Deleuze, Foucault, Butler, Corazza, Costa, Setenta, Silva, Preciado, Paraíso, Louro na perspectiva pós-estruturalista do currículo e dos estudos sobre performatividade o que permite problematizar as noções fixas e deterministas do Corpo e do Gênero na educação. Sua abordagem metodológica aproxima-se da pesquisa qualitativa com características etnográficas que envolve o contato direto do pesquisador no ambiente pesquisado, observação participante e entrevistas com os sujeitos integrantes do grupo, registros fotográficos e sistematização dos resultados da pesquisa. Nesse processo, intenciona investigar de que forma um currículo performático mobilizado por um corpo que dança subverte a heteronormatividade de gênero na Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha. Direciona seu olhar para a relação entre o currículo e performatividade do corpo que dança tendo como foco da pesquisa os integrantes participantes do grupo de Balé Folclórico da Amazônia – BFAM, um grupo de dança, fundado em setembro de 1990, em Icoaraci, Belém do Pará e que desenvolve suas atividades e ensaios na quadra esportiva da referida escola. Seus resultados de pesquisa enfatizam a perspectiva de um currículo performático, desobediente, transgressor e subversivo envolvidos pelos movimentos de um corpo que dança nos espaços da escola básica.