Narrativas de professoras de bebês: as suas experiências cotidianas na EMEI Cotijuba
Pesquisa narrativa, professoras de bebês, experiências, educação do campo.
Reconhecendo a relevância deste estudo, investigarei, nesta pesquisa, a visão que as professoras de bebês têm de si, a partir de suas histórias de vida, e as experiências cotidianas que emergem dos relatos de suas práticas pedagógicas. Para tanto, lanço mão da pesquisa narrativa, utilizando a análise textual discursiva, considerando as histórias de vida de duas professoras que trabalharam em uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal na ilha de Cotijuba do arquipélago na turma do berçário no período de 2016 a 2017. Por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, irei obter os relatos de suas histórias de formação (e de vida), a visão que têm de si no contexto em que estavam inseridas, o papel social desempenhado por elas e suas experiências cotidianas e as práticas pedagógicas relativas às questões do trabalho desenvolvido com bebês. Assumindo aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural de L.S.Vigotski.