O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICPAL DE TUCURUÍ: O VERSO E O REVERSO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Plano Municipal de Educação. Gestão Democrática. Participação
Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação - PME no munícipio de Tucuruí/PA com ênfase na participação dos diversos segmentos da sociedade, tendo em vista que uma das suas principais premissas é a gestão democrática e o planejamento participativo. Acreditamos que a reflexão aqui apresentada possui relevância acadêmica e social por pautar-se em aspectos fundamentais como o processo de construção de uma política educacional em nível local, a formação de novas lideranças e, principalmente, o fortalecimento da participação política desses protagonistas. Para respaldar a discussão proposta nos utilizamos de autores que são referência na área, entre eles, Paro (2006), Lima (2000), Vieira (2011) e Saviani (2014). Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os achados da pesquisa até o presente momento apontam para o fato de que o processo de elaboração do referido plano foi uma experiência exitosa, embora não tenha sido suficiente para consolidação dos avanços ali previstos. É possível inferir que um dos aspectos mais positivos foi a apropriação da proposta pelos movimentos sociais, porém ainda se faz necessário o acompanhamento das metas e objetivos estipulados para a real efetivação dos planos.