Sentidos e Significados sobre a Educação Científica na Educação Infantil
Sentidos e Significados. Educação Científica. Educação Infantil. Prática Docente.
A pesquisa em andamento intitulada “Sentidos e significados sobre a educação científica na educação infantil”, tem como objetivo principal analisar os sentidos e significados expressos nas narrativas docentes sobre educação científica na educação infantil. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, o campo empírico é uma Unidade de Educação Infantil - UEI vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA. A coleta de dados está sendo realizada por meio de entrevista narrativa e, tem como sujeitos da pesquisa três professoras da educação infantil que atuam na UEI. Para o desenvolvimento teórico embasamo-nos em alguns autores: Chassot (2003) Demo(2010), Arce; Silva; Varotto (2011); Chaves e Brito (2011), Clandinin e Connelly (2011), considerando também o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil- RCNEI, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil- DCNEI e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC enquanto marco regulatório e direcionador para a elaboração de propostas curriculares, que normatizam critérios de garantia da função sócio política e pedagógica da primeira etapa da educação básica, uma vez que tais documentos trazem no bojo de sua proposta uma dimensão que sistematiza elementos da educação em ciências como: observação, experiências, questionamentos, construção do conhecimento, relação com a natureza, entre outros. A análise dos dados coletados será realizada por meio da análise textual discursiva com base nos estudos de Moraes e Galiazzi (2003); (2006); (2007) com o intuito de tornar as evidencias qualitativas, fazendo um diálogo entre o tema e os objetivos da presente pesquisa.