As disputas em torno da inclusão de conteúdos sobre “identidade de gênero” e “orientação sexual” nas três versões da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
currículo, gênero, sexualidade
No final do ano de 2017 o Ministério da Educação entregou, oficialmente, ao país a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (BNCC). Antes desta, uma primeira versão preliminar, elaborada por uma equipe formada pela Secretaria de Educação Básica foi apresentada em 2015, para ampla consulta e proposições públicas através de portal online. Em 2016 foi apresentada uma segunda versão cujo conteúdo foi debatido, também, em cinco seminários regionais. A pesquisa se propõe a investigar as disputas em torno da presença de conteúdos relacionados a “identidade de gênero” e “orientação sexual” no processo de elaboração deste documento, enfocando o Ensino Fundamental anos finais. Para tanto fará um estudo comparativo entre as três versões. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e usará como técnica de coleta de dados a Análise documental e como técnica de análise dos dados a Análise de Conteúdo, orientada por Bardin (1977) e Franco (2005). Considerando o objeto de estudo trabalharei com as categorias de gênero, sexualidade, currículo. Autores como Junqueira (2009, 2012), Louro (2001,2008,2010), Costa (2001) dentre outros, formarão o escopo teórico da pesquisa.