A FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA COMO REFLEXO DA RELAÇÃO DO EMPRESARIADO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO E A JUVENTUDE
Relação público-privada. Empresariado brasileiro. Fundação Victor Civita. Ensino Médio. Juventude.
Esta dissertação intitulada “A Fundação Victor Civita como reflexo da relação do Empresariado Brasileiro com as políticas para o Ensino Médio e a Juventude” apresenta como problema: qual o conteúdo do projeto educacional da Fundação Victor Civita para as políticas oficiais de Ensino Médio e voltadas para a juventude. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o conteúdo do projeto educacional do empresariado nacional, em particular da FVC, voltado para o Ensino Médio e para a juventude. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por intermédio da pesquisa bibliográfica e documental, com base teórico-metodológica nos referenciais do Materialismo histórico-dialético. A análise de dados realizou-se fundamentada na estratégia de categorização da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), a partir da qual analisou-se documentos de pesquisa da Fundação. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que a FVC articula-se com fundações e institutos privados, representantes do empresariado brasileiro, constatou-se que existem pontos de convergências e divergências no conteúdo dos editoriais de pesquisa, uma concepção de homem subordinado ao trabalho assalariado, uma concepção de sociedade hierarquizada e uma concepção de educação conservadora, com base na Pedagogia das Competências. Conclui-se que a Fundação Victor Civita expressa nos documentos de pesquisa um discurso orgânico, que se associa ao projeto educacional do empresariado, sendo, portanto, de base conservadora e classista o projeto de educação da FVC, que procura viabilizar um Ensino Médio instrumental para os jovens da classe trabalhadora e uma formação científica para os jovens da classe dominante, contribuindo para a manutenção das desigualdades.