A ludicidade na prática docente: análise de dissertações e teses dos programas brasileiros de pós-graduação em educação/2013-2016
Estado da Arte. Ludicidade. Prática docente. Educação Básica
Objetivamos analisar as dissertações e teses dos programas brasileiros de pós-graduação em educação que tratam sobre a ludicidade na prática docente da educação básica entre 2013 a 2016. É uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte ou Estado do Conhecimento, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BDTD/CAPES), com abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo de Bardin (1977). Assim, procuramos responder de que modo vem se construindo a produção acadêmica dos programas brasileiros de pós-graduação que versam sobre a ludicidade na prática docente da educação básica (2013/2016)? A busca inicial resultou em 85 dissertações e 18 teses, após a leitura dos resumos e introdução para selecionar e analisar os objetivos dessas pesquisas, identificamos que para a nossa categoria de análise “prática docente” haviam 19 dissertações e 05 teses. Nesse universo de produções, optamos por analisar as categorias: ano de publicação, região dos programas de pós-graduação, etapas da educação básica, tipos de pesquisas, abordagens metodológicas de pesquisas, métodos de pesquisas e abordagens epistemológicas. Constatamos que houve decréscimo nas produções acadêmicas durante os quatro anos em questão, as regiões Sudeste e Sul são predominantes na elaboração de pesquisas dessa natureza, a educação infantil é a etapa da educação básica mais exploradas nessas pesquisas, a pesquisa-ação e o estudo de caso são os tipos de pesquisa mais utilizados, a abordagem qualitativa é unanimidade nas produções, o método fenomenológico foi útil em 15 trabalhos e o crítico-dialético em 09. Por fim, verificamos nos trabalhos firmados na fenomenologia que há diversidade teórica quanto à definição das concepções de educação, homem, ciência, realidade e prática docente, já em 08 trabalhos crítico-dialético, tais categorias estão firmadas na Teoria Histórico-Cultural com base em Vygotsky e uma pesquisa baseia suas concepções em Libâneo (1994), Saviani (1994) e Brougère (1998).