A LINGUAGEM MUSICAL NO BERÇÁRIO: Os timbres das narrativas docentes sobre as práticas curriculares na EMEI Pratinha, Belém/PA
Linguagem musical. Práticas curriculares no berçário. Narrativas docentes.
A música no currículo da Educação Infantil é o tema desta dissertação, desenvolvido, especificamente em uma turma de berçário da Rede Pública de Educação de Belém do Pará. O objeto de pesquisa consiste na linguagem musical nas práticas curriculares no berçário da Escola Municipal de Educação Infantil-EMEI Pratinha. Assim, a pesquisa visa compreender como se constitui a linguagem musical nas práticas curriculares, a partir das narrativas docentes de uma turma de berçário na EMEI Pratinha. Para embasar este estudo, é estabelecido um diálogo com os seguintes referenciais: Feres (1998); Ilari (2006); Beyer (2003; 2010); Lino (2010); Werle (2015); Moreira (2017); Chaves (2021); Mião (2022), entre outros que abordam a música como essencial para o desenvolvimento integral dos bebês, em especial da ludicidade, da expressividade corporal, emocional e social, aspectos estes presentes na primeiríssima etapa da educação básica, em especial no berçário. Ao pontuar as especificidades do currículo no berçário, Tristão (2005), Guimarães (2016), Barbosa (2010), Schmitt (2014), Coutinho (2017) e Richter e Barbosa (2010) são exemplos de autores que contribuem com reflexões significativas. Em relação às práticas curriculares, o aporte teórico está em Sacristán (2017), Mendes (2008), Mesquita (2013), que contribuem para o entendimento desse conceito. Visando alcançar os objetivos da pesquisa, a metodologia é a pesquisa narrativa, embasada em Clandinin e Connelly (2015), enquanto o procedimento para obtenção de dados é a entrevista narrativa; na categorização e análise dos dados o aporte teórico-metodológico foi buscado na Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2016). Os resultados apontam que as práticas curriculares envolvendo a linguagem musical no berçário constituem-se por meio do brincar musical e refletem nas relações de cuidar e educar bebês em sua inteireza, relações estas que se estabelecem entre docentes e bebês, e bebês e seus pares, a partir das experimentações sonoras de corpos em movimentos. Assim, as narrativas evidenciam que esta linguagem é praticada no berçário por meio de brincadeiras espontâneas no cotidiano e também de brincadeiras envolvendo vivências planejadas, ou seja, para além de práticas rotineiras, a linguagem musical é propiciada em práticas curriculares com intencionalidade educativa, tendo a ludicidade, a sensibilidade e a criatividade como formas de os bebês experienciarem a música por meio de seus corpos e de suas linguagens próprias, contribuindo para o desenvolvimento integral no berçário da EMEI Pratinha.