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Banca de DEFESA: IVONEIDE DOS REIS BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONEIDE DOS REIS BRITO
DATA: 03/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de estudos transdisciplinares em educação básica
TÍTULO:

 

A LINGUAGEM MUSICAL NO BERÇÁRIO: Os timbres das narrativas docentes sobre as práticas curriculares na EMEI Pratinha, Belém/PA


PALAVRAS-CHAVES:

 Linguagem musical. Práticas curriculares no berçário. Narrativas docentes.


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

 

A música no currículo da Educação Infantil é o tema desta dissertação, desenvolvido, especificamente em uma turma de berçário da Rede Pública de Educação de Belém do Pará. O objeto de pesquisa consiste na linguagem musical nas práticas curriculares no berçário da Escola Municipal de Educação Infantil-EMEI Pratinha. Assim, a pesquisa visa compreender como se constitui a linguagem musical nas práticas curriculares, a partir das narrativas docentes de uma turma de berçário na EMEI Pratinha. Para embasar este estudo, é estabelecido um diálogo com os seguintes referenciais: Feres (1998); Ilari (2006); Beyer (2003; 2010); Lino (2010); Werle (2015); Moreira (2017); Chaves (2021); Mião (2022), entre outros que abordam a música como essencial para o desenvolvimento integral dos bebês, em especial da ludicidade, da expressividade corporal, emocional e social, aspectos estes presentes na primeiríssima etapa da educação básica, em especial no berçário. Ao pontuar as especificidades do currículo no berçário, Tristão (2005), Guimarães (2016), Barbosa (2010), Schmitt (2014), Coutinho (2017) e Richter e Barbosa (2010) são exemplos de autores que contribuem com reflexões significativas. Em relação às práticas curriculares, o aporte teórico está em Sacristán (2017), Mendes (2008), Mesquita (2013), que contribuem para o entendimento desse conceito. Visando alcançar os objetivos da pesquisa, a metodologia é a pesquisa narrativa, embasada em Clandinin e Connelly (2015), enquanto o procedimento para obtenção de dados é a entrevista narrativa; na categorização e análise dos dados o aporte teórico-metodológico foi buscado na Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2016). Os resultados apontam que as práticas curriculares envolvendo a linguagem musical no berçário constituem-se por meio do brincar musical e refletem nas relações de cuidar e educar bebês em sua inteireza, relações estas que se estabelecem entre docentes e bebês, e bebês e seus pares, a partir das experimentações sonoras de corpos em movimentos. Assim, as narrativas evidenciam que esta linguagem é praticada no berçário por meio de brincadeiras espontâneas no cotidiano e também de brincadeiras envolvendo vivências planejadas, ou seja, para além de práticas rotineiras, a linguagem musical é propiciada em práticas curriculares com intencionalidade educativa, tendo a ludicidade, a sensibilidade e a criatividade como formas de os bebês experienciarem a música por meio de seus corpos e de suas linguagens próprias, contribuindo para o desenvolvimento integral no berçário da EMEI Pratinha.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAUJO MESQUITA
Externo à Instituição - KÁTIA ADAIR AGOSTINHO
Externo à Instituição - SEBASTIAO RODRIGUES MOURA
Notícia cadastrada em: 20/06/2024 08:26
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