DESAFIOS NA GESTÃO ESCOLAR E NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DIANTE DA IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE MARABÁ-PA
Gestão Escolar. Reforma do Ensino Médio. Organização do trabalho pedagógico. Autonomia fragilizada.
A pesquisa em andamento visa explorar os desafios enfrentados pela gestão escolar em Marabá-PA, em decorrência da implementação da Reforma do Ensino Médio, sancionada pela Lei 13.415/2017. O estudo é motivado pela dupla experiência da pesquisadora como coordenadora pedagógica do Ensino Médio em uma escola básica e por atuar na militância sindical. Este contexto oferece uma perspectiva única para analisar as transformações na gestão escolar e na organização do trabalho pedagógico provocadas pela reforma. O objetivo principal é analisar os desafios que a gestão escolar enfrenta com as alterações normativas, que afetam a dinâmica escolar, prática pedagógica, a estrutura curricular, e o desenvolvimento profissional dos docentes nas escolas de Marabá. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo empregará entrevistas semiestruturadas com gestores e coordenadores pedagógicos, além de análise documental, para investigar as adaptações necessárias frente aos itinerários formativos e exigências curriculares. Os resultados preliminares sinalizam à uma fragilização da autonomia escolar, pressão por resultados e tendências gerencialistas, enfraquecendo a gestão democrática.