O estado do conhecimento sobre o currículo para a escolarização de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental disponibilizados no portal de teses e dissertações da capes no período de 2010 a 2022
Currículo; Deficiência Intelectual; Ensino Fundamental; Estado do Conhecimento
Esta pesquisa se apresenta na interseção entre currículo e educação especial com a temática do currículo para a escolarização de alunos com deficiência intelectual e, tem por objeto de investigação o currículo para escolarização de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental nas teses e dissertações, disponibilizadas no Portal Capes no período de 2010 a 2022. O objetivo da pesquisa está centrado em analisar o que as teses e dissertações dos programas de pós-graduação no período de 2010-2022 revelam sobre os conhecimentos selecionados para a escolarização de alunos com deficiência intelectual, para tal, com intuito de responder à problemática da pesquisa: que tendências curriculares são evidenciadas nas teses e dissertações produzidas entre 2010-2022 para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental? Debruçamo-nos sobre o desenvolvimento de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, que é um tipo de pesquisa bibliográfica, com análises de cunho qualitativo, tendo como referência a técnica da análise de conteúdo para tratamento e análise dos dados.