TRAJETÓRIA DE JOVENS DE COMUNIDADES POPULARES ATENDIDOS PELO PROJETO CIRCUITO DE LEITURA: LENDO PARA SER FELIZ.
Leitura. Juventudes. Comunidades Populares.
O presente texto dissertativo intitulado “Trajetória de Jovens de Comunidades Populares atendidos pelo Projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz”, buscou analisar a trajetória de vida de jovens pertencentes às Comunidades populares atendidos pelo Projeto Circuito de Leitura: lendo para ser feliz, afim de identificar e apresentar as perspectivas evidenciadas na vida desses sujeitos a partir da participação no Projeto. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido por meio da História Oral de Vida, em uma perspectiva histórica. A coleta de dados iniciou com a revisão bibliográfica; posteriormente com a realização de um Estado do Conhecimento sobre as dissertações dos Programas de Pós-Gradução do Estado do Pará sobre a temática Leitura e Juventudes, após, foi realizada uma análise documental com fontes do arquivo do Programa Circuito de Leitura e as incursões sobre as trajetórias de vida dos jovens participantes do Projeto se deram após o exame de qualificação, guiadas pelas orientações de Thompson (1992), Sarat e Santos (2010) e Meihy e Holanda (2019). Foram ouvidos 08 jovens que participaram do Projeto entre os anos de 2010 e 2015 e as entrevistas de cada um foram tratadas também com base na História Oral, ancoradas em Demartini (1992), Lang (1996), Cassab e Ruscheinsky (2004), Gill e Silva (2016) e Portelli (1997). Os resultados alcançados permitem inferir que as pesquisas realizadas na Pós-Graduação a nível de Mestrado no Estado do Pará, que relacionem Juventudes e Leitura são escassas, inferindo a necessidade de mais estudos sobre a temática; é necessário que o poder público crie metodologias que garantam a efetivação dos direitos essenciais aos cidadãos desde a infância, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As Comunidades Populares ainda estão atreladas a narrativas de descaso e vulnerabilidade social, e as juventudes que dela fazem parte necessitam de vivências que apresentem uma realidade diferente desta por elas vividas. Desta feita, o Projeto Circuito de Leitura se configura como uma importante ação que contribui diretamente com a população por ele atendida, contribuindo com a democratização do livro e da leitura e apresentando o gosto e o prazer pelo ato de ler, além de contribuir com a consciencia da importância da leitura para a formação dessesm sujeitos.