A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ PÓS CONAE 2010
Fórum Estadual de Educação do Pará. Política educacional. Participação. Autonomia.
O objetivo deste estudo é analisar a constituição do Fórum Estadual de Educação do Pará no período de 2012 a 2018. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como referencial teórico autores como Cury (2022), Dourado (2001), Frigotto (2005) e Libâneo (2012) que desenvolvem estudos sobre políticas educacionais no contexto político e socioeconômico brasileiro. As reflexões foram realizadas à luz do pensamento gramsciano, utilizando em especial a categoria de aparelho privado de hegemonia. As fontes utilizadas foram coletadas nos sites do Fórum e demais órgãos vinculados ao sistema de ensino, e constituem-se sobretudo de atas, relatórios, notas e moções. No tratamento das fontes utilizamos a abordagem histórico-crítica. O estudo apontou elementos que evidenciam a necessidade de ampliação e aprimoramento de canais que estimulem e garantam a ampla participação de forma representativa dos setores da sociedade para continuidade do processo de democratização da educação, fomentado pelas lutas que se acumulam ao longo do tempo, implementadas por movimentos organizados da sociedade.