A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO PROCESSO ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DISSERTAÇÕES E TESES DO PORTAL DA CAPES NO PERÍODO DE 2008 A 2021
Currículo; TEA; Escolarização; Ensino Fundamental; Estado do Conhecimento
A presente pesquisa articula os campos do currículo e da educação especial e centra-se no tema: o currículo no processo de escolarização de alunos público-alvo da Educação especial (PAEE). Nesse contexto, adotamos enquanto objeto dessa investigação, a produção do conhecimento em teses e dissertações disponibilizadas no Portal de Teses e Dissertações da CAPES sobre a seleção e organização do currículo para a escolarização de alunos com TEA no ensino fundamental no período 2008 a 2021. O objetivo principal centra-se em analisar como a seleção e organização do currículo para a escolarização de aluno com TEA vem sendo discutido nas teses e dissertações, dos programas de pós-graduação em Educação, no período de 2008 a 2021. Para tanto, foi realizada a busca no Portal da CAPES intentando respostas para a questão central que nos impulsiona nessa investigação, a saber, o que revelam as teses e dissertações disponibilizadas no banco da CAPES, no período de 2008 a 2021, sobre a seleção e organização do currículo no processo de escolarização de alunos com TEA no ensino fundamental? O estudo tem uma abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Para a análise dos dados será utilizada a técnica de análise do conteúdo. Os resultados preliminares indicam ser ainda incipiente o número de pesquisas que se dedicam a investigar a seleção e organização do currículo no processo de escolarização de aluno com TEA no ensino fundamental.