O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a prática curricular de docentes do berçário no contexto da inclusão de bebês com Transtorno do Espectro Autista em uma UEI da rede municipal de Belém
Prática Curricular. Berçário. TEA
As discussões acerca da educação de bebês em instituições educativas ampliam-se no cenário educacional evocando os princípios inclusivos como direito de todos os bebês. Neste contexto, delineou como objeto as práticas curriculares junto a bebês com TEA em uma turma de berçário II da RMEB. Parta tanto, busco analisar o que revelam as narrativas das professoras sobre as singularidades que marcam a prática curricular das professoras de uma turma de berçário II no contexto da inclusão de um bebê com TEA? Diante da natureza do objeto de estudo optou-se por realizar uma pesquisa narrativa, sob uma abordagem qualitativa. Como referencial teórico foram mobilizados autores que fundamentam as categorias teóricas desta dissertação, tais como: TRISTÃO (2004); VITTA (2010; 2019); FALK (2026); MELLO (2007; 2018); MENDES (2008); SACRISTÀN (1999, 2000). O processo inicial de coleta de dados demonstrou que somente foram evidenciadas matricula de bebês com deficiência em turmas de berçário na RMEB nos dois últimos anos. Este processo inicial contribuiu para a delimitação do lócus e sujeitos desta de pesquisa, as quais serão professoras de uma turma de berçário II de uma UEI da RMEB. Para o alcance dos objetivos propostos serão realizar entrevistas as quais serão submetidas à análise de conteúdo, a fim de destacar o que revela as narrativas das professoras de berçário II diante do contexto da inclusão de um bebê com TEA.