PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES DO BERÇÁRIO DA UEI WILSON BAHIA DE SOUZA REGISTRADAS NOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS DE BEBÊS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO
Prática Curricular. Bebês com Desenvolvimento Atípico. Berçário
Esta pesquisa tem como objeto de investigação práticas curriculares de professoras no berçário da UEI Wilson Bahia de Souza registradas nos documentos pedagógicos de bebês com desenvolvimento atípico, tem por objetivo analisar a documentação pedagógica produzida no período de 2016 a 2020 por professoras das turmas de berçário de modo a perceber quais preocupações curriculares ela revela para o processo de inclusão de bebês com desenvolvimento atípico, considerando que as documentações registram as escolhas feitas pelas professoras no desenvolvimento das práticas curriculares. Diante disso surgiu o seguinte problema: a documentação pedagógica produzida no período de 2016 a 2020 por professoras das turmas de berçário da UEI Wilson Bahia de Souza revela que preocupações curriculares para o processo de inclusão de bebês com desenvolvimento atípico? O problema se desdobra em duas questões norteadoras: 1.O que as professoras registram sobre os bebês com desenvolvimento atípico e sobre suas práticas curriculares diante das singularidades desses bebês? 2. Quais intervenções de caráter curricular para serem desenvolvidas junto à bebês com desenvolvimento atípico foram registradas na documentação pedagógica das professoras do berçário? Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que faz uso de uma prospecção documental para coleta de dados. Considerando que os registros analisados são somente das turmas de berçários 1 e 2, pude identificar o quantitativo no período proposto, sendo portanto: 121 (cento e vinte e um) registros individuais que se encontram nas cadernetas das professoras, 121 ( cento e vinte e um) registros avaliativos, que são os entregues às famílias ao final de cada semestre e sete registros de encaminhamento para o CRIE, para levantamento deste quantitativo usei os dados da pesquisa exploratória, indo em busca de forma nominal dos encaminhamentos relatados pelas professoras. Posteriormente esses dados serão agrupados e cruzados, de modo que sejam definidas as unidades e categorias de análise.