AS MARCAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Impactos no Currículo a partir das Tecnologias Digitais
Tecnologias Digitais; Educação Física; Docente; Boomerang, Curriculo
O texto aqui apresentado direciona-se para a qualificação de dissertação de mestrado; o mesmo, parte da discussão acerca da correlação entre as Tecnologias Digitais com a Educação Física, sob os olhares docente e sua formação enquanto profissional. Abordando como objetivo, compreender de que forma o uso do recurso boomerang pode ser uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da educação física escolar. A inquietação que temos em compreender o uso do boomerang nas aulas de educação física é anterior às recentes transformações provocadas pela pandemia do coronavírus; com iss a pesquisa se tornou ainda mais urgente e necessária. Alémdisso,Cordeiro;Costa(2020),aoanalisaraproblemáticadousodastecnologiasdigitais na formação de professores no contexto Amazônico argumentam que é necessáriopensarqueoaumentodasdesigualdadestambémestáintrinsecamenteligadoà(in)disponibilidade no uso das TDICs. A esse respeito Valente (2018) destaca que embora a maior parte dos diferentes segmentos da sociedade já possa ser considerada como parte da cultura digital, a educação continua sendo um setor que ainda precisa avançar muito para fazer efetivamente parte dessa cultura. Neste estudo escolho a pesquisa-formaçãoemcibercultura (SANTOS, 2019) como direcionamento metodológico. Com isso a partir desta pesquisa, faz-se necessário melhorar o processo de formação inicial, assim como a formação continuada dos professores, com vistas a estarem melhor preparados para o novo perfil dos alunos e do uso das mídias digitais e das TDICs na educação.