AVALIAÇÃO EXTERNA DE LARGA ESCALA: O QUE REVELAM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE BELÉM/PA SOBRE O SAEB
Palavras-chave: Avaliação externa; Política educacional;Trabalho docente.
Essa dissertação tem como objeto de pesquisa a visão de Professores de Língua Portuguesa e Matemática de Belém/PA sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. A questão de investigação deste estudo se configura em: Como professores de Língua Portuguesa e Matemática de uma escola pública do município de Belém/PA compreendem as avaliações realizadas pelo SAEB? Tendo como objetivo principal: analisar como professores de Língua Portuguesa e Matemática de uma escola pública do município de Belém/PA compreendem as avaliações realizadas pelo SAEB. A metodologia desse estudo possui abordagem qualitativa, em que se utilizou a Pesquisa de Campo, acompanhada da técnica da entrevista semiestruturada e da análise do conteúdo para responder suas questões e alcançar seus objetivos. A pesquisa possui referencial teórico em alguns autores, dentre os quais estão: Bauer, Alavarse e Oliveira (2015), Blasis (2013), Bonamino e Sousa (2012), Esquinsani (2019), Gatti (2014; 2003), Afonso (2014), Sobrinho (1995; 2008), Luckesi (2014), Vianna (2003), Bonamino (2016), Bonamino e Franco (2001). Os resultados parciais mostram que o SAEB se faz presente nos documentos legais que orientam a educação no Estado do Pará como um todo, bem como no município de Belém/PA, fazendo parte de suas metas e estratégias na garantia de uma educação de qualidade, como referenciam suas legislações. Isso exige que as escolas e seus profissionais, principalmente os professores de Língua Portuguesa e Matemática, se adequem aos fundamentos e metodologia desse sistema de avaliação, organizando e planejando suas atividades a partir da lógica que o sistema corresponde.