A ARQUITETURA ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA: ESTUDO SOBRE O PROJETO DO INSTITUTO LAURO SODRÉ
Arquitetura Escolar. Primeira República. Instituto Lauro Sodré.
O objetivo desta pesquisa é analisar a arquitetura escolar do Instituto Lauro Sodré (ILS) e sua relação com a finalidade educacional da instituição na Primeira República. Este trabalho insere-se no campo da História da Educação e como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como fontes a monografia do instituto (1904), o projeto arquitetônico, o regulamento interno, o álbum do estado do Pará de 1908, alguns ofícios, pareceres, atas, relatórios e jornais, todos pertinentes à arquitetura do ILS. O tratamento destes documentos foi realizado por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Buscou-se compreender o discurso educacional republicano para meninos pobres e desvalidos, ressaltando as prescrições higienistas, positivistas e disciplinadoras, materializaram-se na arquitetura do novo prédio fundado em 1899. Para dialogar com as fontes utilizou-se, principalmente, os estudos de Elias (2011) e Costa (2021) a fim de compreender as dificuldades do espaço anterior, Bencostta (2001, 2005, 2011) para identificar os elementos arquitetônicos e desvendar suas intencionalidades e Rizzini (2004), Lobato (2014) e França (2004) para conhecer o projeto republicano de educação na Primeira República. Com a pesquisa realizada verificou-se que o o projeto arquitetônico do ILS seguiu recomendações em torno da higiene, ordem e disciplina e possuiu a estética eclética e monumental, símbolo do Novo Regime.