Interdisciplinaridade e o currículo integrado da educação profissional: percepções dos gestores e coordenadores pedagógicos sobre a prática pedagógica do IFPA campus Itaituba.
Educação básica. Ensino profissional. Currículo integrado. Interdisciplinaridade.
Essa pesquisa tem como objetivo discutir e analisar a interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas, por meio de investigação e análise desse fenômeno educacional no currículo integrado e nas percepções dos gestores do IFPA campus Itaituba. Ao direcionar nosso olhar investigativo aos significados emergidos da percepção dos sujeitos sobre um fenômeno, adoto características da pesquisa qualitativa seguindo o caminho metodológico de um estudo de caso do tipo naturalístico, com duas fases investigativas: análise documental e pesquisa de campo a partir de entrevista semiestruturada. O lócus do estudo foi o IFPA campus Itaituba e os sujeitos, 6 coordenadores, sendo 3 pedagógicos e 3 coordenadores de curso. No primeiro momento foram coletados os documentos oficiais do IFPA, que sinalizavam para um discurso interdisciplinar. Sendo estes, o Plano de desenvolvimento institucional (PDI), o Projeto político pedagógico (PPP) e o Projeto pedagógico de curso (PPC). A última fase da etapa de coleta de dados foi a pesquisa de campo. Ela foi central para o conhecimento da realidade através da imersão no cotidiano. Como instrumento de coleta de dados da pesquisa de campo, foi utilizado a entrevista semiestruturada, para entrevistar os gestores e coordenadores pedagógicos do IFPA campus Itaituba. Para análise das duas fases da pesquisa documental, foram utilizadas a análise de conteúdo de Bardin e como concepção epistemológica de análise a hermenêutica-fenomenológica, apoiados nos estudos de Ricoeur (2011) sobre a teoria da interpretação, no qual situa a hermenêutica como processo de interpretação (compreensão) de determinado conteúdo explícito ou implícito, Sendo assim, a análise seguiu a seguinte lógica: primeira fase da pesquisa documental, investigou-se, o PDI e o PP, revelando os princípios que, institucionalmente, norteiam as práticas educativas, bem como o lugar da interdisciplinaridade no IFPA e no campus Itaituba. E na segunda fase, analisou-se o PPC, trazendo à tona como a interdisciplinaridade se insere no projeto educativo da instituição para subsidiar a prática educativa. Já para a análise do trabalho de campo recorri à análise de conteúdo proposta por Bardin. As análises realizadas até o momento, revelam que a interdisciplinaridade se apresenta ainda no campo da reflexão e alicerçada a construtos vazios, sendo abrigada em discursos epistemológicos essencialistas que a reduzem a um modismo. O qual tem provocado a sua imersão em um “abstracionismo pedagógico” inclusive pelos próprios teóricos que discutem essa temática. O conceito é polissêmico e a interpretação dela dentro do ensino médio integrado do IFPA está alicerçado a discursos pedagógicos reformistas e a diálogos incipientes por parte dos gestores e coordenadores pedagógicos. Portanto é importante que essa discussão não fique apenas como metas a serem cumpridas e restrito a projetos de pesquisa e extensão entre áreas correlatas e sim seja um princípio que rege todas as atividades de ensino conforme preconizam os documentos oficiais para a educação integrada do IFPA, transcendendo do campo da metalinguagem e da abstração para o campo da ação e do exercício do conhecimento.