FILÓSOFAS:O Curriculo de Filosofia no Ensino Médio.
Currículo;Filósofas;Educação básica;Livros didáticos
Resumo: A natureza deste estudo consiste na problematização da “ausência” de
filósofas no currículo da disciplina de filosofia na educação básica O percurso
metodológico adotado para o desenvolvimento desta investigação é baseado na
abordagem qualitativa que tem como foco corroborar sobre os novos desdobramentos
em analisar o porquê da ausência e esquecimento das filósofas no currículo de filosofia
no ensino médio. No entendimento de Silva (2003) o currículo é resultado de uma
seleção. Desta forma, é necessário compreender como esta seleção é feita e a quem está
destinada. Portanto, compreender a partir dos livros didáticos como o currículo da
disciplina de filosofia é concebido e estruturado na educação básica. Considerando, que
este currículo não é neutro, portanto, é necessário averiguar e interpretar o contexto em
que foi e é formulado. Para o melhor tratamento do problema de pesquisa, optamos pela
pesquisa documental e revisão de literatura integrativa.