TRAVESSIAS EM EDUCAÇÃO: O método cartográfico na pesquisa curricularTRAVESSIAS EM EDUCAÇÃO: O método cartográfico na pesquisa curricular
Cartografia; Currículo; Pensamento da Diferença.
O campo curricular segue aberto e marcado por diferentes perspectivas teóricas, ampliando seu referencial, possibilitando novos modos de expressão, novas travessias e experimentações metodológicas. Este texto-desafio se propõe mapear o método cartográfico de cariz deleuziano utilizado em dissertações e teses do campo do currículo produzidas nos últimos cinco anos (2016, 2017, 2018, 2019, 2020) em programas de pós-graduação em educação e disponíveis na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A pesquisa volta-se para traçar um mapeamento inicial no campo das pesquisas pós-criticas, de cunho pós-estruturalista, a respeito do método cartográfico de inspiração deleuziana. Os procedimentos adotados no desenvolvimento desta pesquisa operam, também, tendo como inspiração a cartografia enquanto método confluente com o pensamento rizomático deleuziano. Seu escopo investe nas potencialidades da cartografia para produzir outros modos de pensar educação e a pesquisa curricular operando com o pensamento da Diferença, especialmente com o encontro do pensamento de Deleuze e Guattari.