OS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS-CURRICULARES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM
Salas de Recursos Multifuncionais. Instrumentos pedagógicos-curriculares. inclusão
A sala de recursos multifuncionais é um espaço privilegiado para a realização do atendimento educacional especializado, cuja finalidade é garantir condições de acesso, aprendizagem e participação do aluno público-alvo da educação especial em classes regulares. A fim de resguardar essa função a mesma precisa estar constituída por recursos pedagógicos-curriculares que favoreçam a realização de ações e atividades que colaborem para o processo de aprendizagem do seu público. Nesse sentido, a ampliação e oferta desses espaços é uma das estratégias previstas na meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) assim como do Plano Municipal de Educação de Belém (2015-2025), de forma a acompanhar e atender o contínuo aumento do número de matrícula de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas comuns. Por outro lado, a oferta desse espaço precisa vir acompanhada de insumos materiais e pedagógicos que deem suporte e colaborem para o desenvolvimento do atendimento com qualidade. Diante disso, o objeto de estudo desta pesquisa é a avaliação dos professores de AEE sobre os instrumentos pedagógico-curriculares disponíveis nas SRM da rede municipal de Belém. Assim, nos propomos a responder ao seguinte problema de pesquisa: Para os professores dos AEE das escolas municipais de Belém os instrumentos pedagógicos disponíveis em SRM suprem as necessidades pedagógico-curriculares? Tal problema se desdobrou nas seguintes questões norteadoras: Que instrumentos pedagógico-curriculares são mais utilizados pelos professores das SRM? Os instrumentos disponibilizados pela secretaria de educação atendem as necessidades de professores e alunos das SRM? Quais estratégias os professores de SRM utilizam para dar conta de atender às demandas dos alunos público alvo da educação especial? O objetivo geral desta pesquisa é analisar a avaliação dos professores da rede municipal sobre as condições pedagógico-curriculares das SRM para a realização do atendimento educacional especializado. Nesse sentido, a metodologia deste estudo é de abordagem qualitativa, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e tem como fonte de coleta de dados a aplicação de questionário junto aos professores que atuam nas SRM da rede municipal de ensino de Belém. O tratamento e organização dos dados será feito a partir da análise do conteúdo