A Gestão Pedagógica do Ensino Médio de Tempo Integral em Abaetetuba/PA
gestão pedagógica; organização do trabalho pedagógico; ensino médio de tempo integral.
O trabalho apresenta como objeto de estudo a gestão pedagógica do ensino médio de tempo integral em Abaetetuba/Pará, que busca analisar o processo de adequação da gestão pedagógica para atender à política de Fomento ao Ensino Médio de Tempo Integral em uma escola estadual de Abaetetuba/PA. Indica as duas principais concepções - democrática e gerencial - em disputa na política educacional e a repercussão sobre a prática de gestão e organização do trabalho pedagógico que se estabelece no contexto da última etapa da escola básica pública de tempo integral. Procura apreender características do novo modelo de gestão pública, que permite a relação público-privada, promovendo mudanças de objetivos, estrutura, organização e planejamento do trabalho escolar. Ancorado no referencial teórico, adota uma abordagem qualitativa, com utilização de estudo de caso, tendo como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Espera-se que a investigação possa indicar: a) os pressupostos assumidos pela política educacional brasileira e a repercussão sobre a última etapa da educação básica, especialmente para a escola que adotou a ampliação do tempo de permanência diária dos alunos na instituição; b) as características e conceitos de gestão pedagógica que se sobressaem no processo de organização do trabalho pedagógico, devido à disputa ideológica que ocorre no amplo contexto social e na escola, assim como a repercussão sobre as categorias de formação continuada em serviço, autonomia, implementação curricular e avaliação.