News

Banca de DEFESA: EDNALVA AMBROSIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNALVA AMBROSIO DA SILVA
DATA: 11/08/2020
HORA: 08:00
LOCAL: web conferência
TÍTULO:

SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Científica. Educação Infantil. Sentidos e significados.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar os sentidos e significados expressos nas narrativas das professoras sobre o processo da educação científica na Educação Infantil. Como procedimento metodológico optei pela pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, a escolha do campo empírico foi uma Unidade de Educação Infantil-UEI, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA, localizada no Distrito de Icoaraci, considerando “O currículo por linguagem” enquanto proposta curricular que orienta as práticas no cotidiano da UEI. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e teve como sujeitos da pesquisa três Professoras da Educação Infantil que atuam na pré-escola da referida UEI. E como base para o desenvolvimento teórico os autores: Chassot (2003; 2007; 2018), Demo(2010; 2011), Cachapuz et. al (2011), Arce; Silva; Varotto (2011), Clandinin e Connelly (2011), Oliveira (2010; 2011) entre outros. Considerando também o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RCNEI/1998, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil-DCNEI/2009 e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC/2017, enquanto marco regulatório e direcionador para a elaboração de propostas curriculares, que normatizam critérios de garantia da função sócio política e pedagógica da primeira etapa da educação básica. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva segundo os estudos de Moraes e Galiazzi (2006; 2007). Como resultado, os dados apontaram que as professoras ao relatarem sobre suas práticas, as quais ancoradas em uma proposta curricular que tem como base as diversas linguagens da criança. Neste contexto, as professoras ao sinalizarem uma preocupação em valorizar as experiências, a curiosidade da criança, onde no movimento de descoberta, de construção do conhecimento, das relações da criança com o mundo natural e com o seu contexto histórico-cultural, são elementos que corroboram com os sentidos e significados no que se refere as possibilidades e aproximações da educação cientifica no contexto da Educação Infantil.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 617.587.792-68 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA - UFPA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - KÁTIA ADAIR AGOSTINHO
Notícia cadastrada em: 23/07/2020 14:14
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1