O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES
Coordenações pedagógicas. Educação Básica. Educação das relações raciais. Estudantes.
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o lugar das coordenações pedagógicas nas ações cotidianas da escola e na relação com os estudantes, e como específicos, identificar as mudanças que ocorreram na profissão das coordenações pedagógicas na escola básica, demonstrar como esses agentes escolares se relacionam com os estudantes que apresentam um novo perfil e novas demandas no cotidiano escolar, verificar como a temática das relações raciais é percebida e encaminhada por estes profissionais na escola e evidenciar as contribuições e fragilidades da formação inicial e continuada destes profissionais que repercutem nas suas intervenções e atividades cotidianas. Para tanto, subsidia-se metodologicamente em Laurence Bardin (2016) quanto à análise de conteúdo no tratamento dos dados coletados, em entrevista direcionadas por questionário semiestruturado, aplicado à quatro coordenadoras pedagógicas, de três escolas públicas, localizadas na periferia de Belém-PA. Preliminarmente concluímos que o lugar das coordenações pedagógicas – de definidoras das políticas educacionais realizadas na escola – é reiterado pelas legislações sobre diversidade, que é necessário a estas profissionais aprofundar seus conhecimentos sobre as sociabilidades adolescentes, bem como o domínio do aporte teórico da literatura especializada, além de reconhecer sua importância e seu lugar na escola.