POLÍTICA PÚBLICA” DE NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA
Escola do Campo. Nucleação. Políticas Públicas. Classes Multisseriadas
A pesquisa intitulada “Política pública” de Nucleação de Escolas do Campo: o caso da Escola Nossa Senhora Aparecida no município de Tomé-Açu/PA analisou a política de nucleação de escolas do campo implementada pelo poder público local através da Secretaria Municipal de Educação. Seu desenvolvimento problematizou as interfaces do processo de nucleação percorrendo metodologicamente a análise das apreensões dos sujeitos que participaram do processo de fechamento de 7 escolas multisseriadas para dar lugar a uma escola polo na região do Ubim. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva epistemológica do materialismo histórico-dialético como possibilidade teórica, a fim de desvendar e contextualizar o problema da pesquisa educacional definida neste trabalho. A abordagem concebeu os aspectos qualitativos a partir de um caso específico da região amazônica, alinhados à pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas e observação. Para a análise de dados, foram utilizados documentos como: a proposta pedagógica da escola (2014/2019); o Relatório de Nucleação das Escolas municipais, e o Plano Municipal de Educação (2014/2024). O embasamento teórico ancorou-se nas principais formulações de autores como Triviños (1987), Kosik (1976), Marx (2011), Hage (2015), Molina (2012), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Souza (2006), Frigotto (1994), Carmo (2016) e Vasconcelos (1993). O texto apresenta a formulação do objeto, os processos teórico-metodológicos, os resultados das análises críticas dos documentos oficiais e, por fim, as perspectivas dos sujeitos e as inferências da pesquisa como resultado. O relatório demonstra o processo de expropriação do sentido educacional e a sonegação de qualidade educacional, na perspectiva do direito à educação desprovido de qualquer intencionalidade pedagógica que seja responsável por conceber melhorias de ensino dos sujeitos do campo. Diante disso, a política não é considerada como política pública e sim como uma política de governo permeada de improbidades por meio da captação e uso de recursos dos entes federados, tendo a nucleação como objeto de justificativa e pondo em segundo plano os sentidos de desenvolvimento dos sujeitos do campo na perspectiva da omnilateralidade