INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, MOVIMENTO SOCIAL E GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA “TOCANTINS” NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ
: Movimentos Sociais. Movimento dos Atingidos por Barragens. Gestão Democrática.
O presente texto analisa a relação entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a escola “Tocantins” nos processos de gestão, em particular, em uma comunidade ribeirinha do município de Tucuruí. A pesquisa de campo foi a opção mais adequada para responder ao seguinte problema: de que modo o MAB estabelece participação nos processos de gestão da escola “Tocantins”? Como se deu essa participação no processo de implementação da escola e como ela se expressou ao longo dos anos? Como os sujeitos da comunidade local, no entorno desse estabelecimento de ensino, estão inseridos nessa interlocução? Por meio destas questões, é possível investigar o objeto proposto e seu dinamismo in loco. Como instrumentos de investigação utilizam-se o levantamento documental, as entrevistas abertas e a observação com uso de fotografia. Estes procedimentos estão pautados na pesquisa qualitativa que permite investigar detalhadamente os múltiplos aspectos empíricos que circundam o objeto proposto. Com esta investigação, pretende-se apreender a dinâmica da configuração dessa relação, bem como sua natureza, construção histórica e desdobramentos no presente. Como conclusão, o texto aponta que essa relação é fundamental para o processo constitutivo de saberes imprescindíveis à formação humana, uma vez que possibilita e prepara os sujeitos ao exercício da cidadania e participação plena que os conduz na tomada de decisões relacionadas à escola, à política, à democracia e à garantia dos direitos sociais, sobretudo, ao da educação, constituindo-se numa práxis emancipatória.