História da Educação Básica no Centro de Reeducação Feminino-CRF (2009-2017)
História. História da Educação. Educação Básica Prisional.
O tema desta pesquisa é a educação prisional, tendo como objeto a história da educação básica no Centro de Reeducação Feminino- CRF, cujo recorte temporal, abrange os anos de 2009 a 2019. A partir do ano de 2009, o processo de escolarização em prisões será marcado por mudanças significativas por conta do Projeto Educando para a Liberdade. O Objeto de estudo é o desenvolvimento da educação básica no presídio feminino com a implementação do Projeto Educando para a Liberdade no Estado. A problematização da pesquisa tem como foco as seguintes questões: Como se deu historicamente o processo de implementação da educação básica no CRF, a partir do Projeto Educando para a Liberdade? Que ações a partir deste projeto contribuíram para a consolidação da escola básica no presídio feminino? Para a construção da pesquisa, foi realizado um estudo teórico sobre educação prisional para aprofundar a temática. A metodologia da pesquisa será fundamentada na pesquisa documental. Esta pesquisa foi realizada nos órgãos públicos de segurança, como, Escola de Administração Penitenciária EAP, e o Arquivo Morto do Centro de Reeducação Feminino-CRF onde foram identificados documentos como diários de classe de professores, boletins de alunos, registro de atividades pedagógicas e livros de ocorrência da educação, entre outros, os quais serão indispensáveis para o desenvolvimento do estudo. Por meio da pesquisa histórico-documental é importante desenvolver um estudo da presença da educação básica para as mulheres em situação de privação de liberdade no Estado do Pará, analisando de que forma a mesma estava configurada e quais as mudanças significativas ocorridas ao longo deste processo.