Banca de DEFESA: EMANUELLY LETICIA DAS MERCES SILVA

DISCENTE: EMANUELLY LETICIA DAS MERCES SILVA
DATA: 02/08/2024
LOCAL: Sala NEB

AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: AS REPERCUSSÕES DO SAEB NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA PARAENSE

Palavras-chave: Avaliação externa; Política educacional; Organização do Trabalho Pedagógico.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Essa dissertação tem como objeto de pesquisa as repercussões do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, na Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica pública do Estado do Pará. A questão de investigação deste estudo se configura em: Como o sistema de avaliação em larga escala realizado pelo SAEB repercute na organização do Trabalho Pedagógico na E.E.E.F.M Jarbas Passarinho entre o período de 2007 a 2021? Tendo como objetivo principal: Analisar as repercussões do sistema de avaliação externa em larga escala realizado pelo SAEB na Organização do Trabalho Pedagógico na E.E.E.F.M Jarbas Passarinho no período de 2007 a 2021. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa e se utilizou a Pesquisa Documental, centrada na análise do Projeto Político Pedagógico da escola participante da pesquisa. Utiliza-se ainda a técnica de análise do conteúdo para responder às questões e alcançar seus objetivos. Esta dissertação possui referencial teórico em alguns autores, dentre os quais, estão: Bauer, Alavarse e Oliveira (2015), Blasis (2013), Bonamino e Sousa (2012), Esquinsani (2019), Gatti (2014; 2003), Afonso (2014), Saul (2010), Luckesi (2014), Vianna (2003), Bonamino (2016), Bonamino e Franco (2001). Os resultados mostram o SAEB presente nos documentos legais que orientam a educação no Estado do Pará, conduzindo os princípios de suas metas e estratégias para a garantia de uma educação de qualidade. A concepção de educação de qualidade referenciada em tais documentos, sedimenta-se na política da avaliação de resultados, se limitando apenas em cumprir com as metas nacionais dos rankings de avaliação, exigindo que o planejamento, a organização das escolas e o trabalho de seus profissionais, seja orientado pelos fundamentos teórico-metodológicos do conjunto de avaliações produzidas e aplicadas pelo SAEB. Por estarem imersas no sistema junto ao sistema de avaliação nacional, as escolas acabam por ser obrigadas a se adaptar aos princípios avaliativos deste, como pôde ser evidenciado no contexto da E.E.E.F.M Jarbas Passarinho, que para o SAEB 2023, organizou atividades com ênfase exclusiva na participação e preparação dos alunos para a realização das provas da respectiva edição, em que houve reuniões entre os profissionais da escola, reuniões com os responsáveis dos estudantes, avaliações diagnósticas, criação de cronogramas para o reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicação de simulados e demais atividades, buscando incentivar o alcance de bons resultados e das metas projetadas. Conclui-se destacando, que apesar de dispor em seu Projeto Político Pedagógico – PPP, de concepções bastante interessantes que consideram o processo avaliativo como ação formativa, diversa, reflexiva e transformadora, a Organização do Trabalho Pedagógico da escola, foi afetada significativamente pelos fundamentos de avaliação em larga escala do SAEB, demonstrando a configuração da realidade da avaliação da Educação Básica pública paraense, que atualmente se encontra encharcada pela política de resultados das avaliações externas.

Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ITAMAR RODRIGUES PAULINO
Notícia cadastrada em: 27/06/2024 19:40