A GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: Uma análise a partir da EMEIF São Tomé no município de Breves/Marajó/Pará
Gestão Escolar; Pedagogia de Projetos; Educação Ambiental; Prática Pedagógica.
A pesquisa aborda a gestão da escola básica brasileira e as práticas pedagógicas de projetos em educação ambiental, utilizando como referência empírica a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Tomé, situada em Breves, no Estado do Pará, na região da Amazônia Marajoara. Seu objetivo geral é analisar essas práticas pedagógicas no contexto da educação ambiental, destacando suas contradições e mediações com base nas produções acadêmicas sobre o tema, e investigar se há mudanças significativas no cotidiano escolar dos alunos devido a essas práticas, utilizando a pedagogia de projetos como base metodológica. A questão norteadora é direcionada para identificar as práticas pedagógicas implementadas como estratégia formativa na educação ambiental na Amazônia Marajoara e como a gestão escolar influencia nesse contexto. A pesquisa é justificada por sua importância acadêmica, social e pedagógica no debate da educação ambiental no contexto escolar, visando contribuir para reflexões, novos saberes e práticas educacionais mais eficazes na construção da aprendizagem dos alunos e no aprimoramento dos educadores na rede pública de Breves.