Políticas de Gestão e Organização na Educação Escolar Quilombola do estado do Pará
Paradigmas de Gestão Escolar; Política Educacional Quilombola; Educação Quilombola.
A pesquisa tem como principal questionamento identificar os paradigmas de gestão e organização escolar presentes na Política Educacional Quilombola no estado do Pará. Os objetivos são analisar os paradigmas de gestão e organização escolar, assim como as epistemologias da política educacional quilombola; examinar a política educacional do estado do Pará, considerando os marcos normativos para gestão escolar em geral e para a Educação Escolar Quilombola em particular; e analisar o paradigma de gestão predominante na implementação das políticas educacionais quilombolas no Pará, avaliando os avanços e retrocessos nas lutas dos movimentos nesse processo. Os paradigmas de gestão escolar, conforme Licínio (2011), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Parente (2017), são utilizados como ferramenta analítica para compreender como as políticas educacionais quilombolas são implementadas na gestão das escolas. A pesquisa visa contribuir para um debate ainda incipiente na academia sobre a gestão escolar quilombola, bem como na urgência de abordar a política educacional de gestão e organização escolar nas comunidades quilombolas para além do ensino de história e cultura. A população quilombola, historicamente marginalizada, precisa ter participação ativa na gestão escolar, garantindo uma educação de qualidade alinhada às suas demandas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com metodologia de pesquisa documental, utilizando análise de conteúdo de Bardin (1977). Dividindo-se em introdução e capítulo teórico que analisa os paradigmas de gestão e as epistemologias da política educacional quilombola