A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE BELÉM (2019-2024)
Política educacional, Educação Infantil, Educação em Tempo Integral, Município de Belém-Pa
Esta pesquisa se justifica por possibilitar conhecer as bases de orientação e acompanhamento do tempo integral na educação infantil na cidade de Belém no período de 2019 a 2024. E compreender como está acontecendo esse debate na rede pública municipal. É importante desvelar como tem sido pensada a extensão do tempo para a crianças que estudam em tempo integral. O tempo integral na educação infantil oferece mais oportunidades de interações sociais entre as crianças, essas interações são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades sociais e interpessoais. Em nível institucional, esta pesquisa visa contribuir para o PPEB e também no campo científico por poder mostrar, historicamente, como a rede pública municipal iniciou os atendimentos em tempo integral e o que era feito com essa extensão do tempo, bem como atualmente esse movimento está sendo adotado, orientado e acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), não havendo ainda dissertações defendidas na instituição que tratem dessa temática.
O estudo tem como objetivo geral: Analisar as bases de orientação e acompanhamento para a adoção do tempo integral na educação infantil no município de Belém do Pará. Para se chegar ao objetivo pretendido, temos os seguintes objetivos específicos. Ø Compreender historicamente os fundamentos teóricos que orientam a adoção do tempo integral na educação infantil no Brasil e no município de Belém-PA. Ø Mapear o processo de expansão de matrículas da educação infantil em tempo integral desde 2019 a 2024 na rede municipal de Belém-PA. Ø Identificar nas orientações legais e pedagógicas da Secretaria Municipal, os processos para o funcionamento do tempo integral nas unidades de educação infantil . Ø Identificar os mecanismos de acompanhamento da Secretaria sobre a política de tempo integral na educação infantil em Belém-PA.