MULHERES E EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARÁ: UMA ANÁLISE POR MEIO DAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EM HISTÓRIA (2005 - 2022)
Produção do conhecimento, educação básica; historiografia; mulheres.
A dissertação tem como objeto de pesquisa as produções sobre história das mulheres na educação básica no Pará, produzidas nos programas de Pós-graduação em Educação e nos programas de Pós-graduação em História do estado. Buscando responder a seguinte questão de investigação: como a escrita da história da educação das mulheres na educação básica no Pará foi construída historicamente nos Programas de Pós-graduação em Educação, em História das universidades paraenses? Com o objetivo de evidenciar as (In) visibilidades das mulheres na produção do conhecimento nos programas de Pós-graduação de Educação e de História no Pará no campo da história da educação das mulheres na educação básica. Tendo como objetivos específicos contextualizar a produção de conhecimento dos programas de pós-graduação no seu tempo e no espaço, evidenciar os objetos, objetivos e os sujeitos contidos nessas pesquisas, identificar as abordagens teórico-metodológicas utilizadas nas produções e analisar as categorias de análise utilizadas nessas pesquisas. Dentro do campo da história da educação das mulheres, na perspectiva da história social adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, analisando as fontes por meio da análise de conteúdo.