A TESSITURA DO CURRÍCULO INTEGRADO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Educação Básica, Conhecimento, Currículo Integrado, Metodologias Ativas.
Este relatório de pesquisa se propõe a conduzir uma discussão teórica acerca da interface analítica do campo do currículo na educação básica. Dessa forma o estudo vislumbra reunir elementos teóricos para responder ao seguinte problema de pesquisa: A articulação do currículo integrado com as metodologias ativas pode contrapor-se a fragmentação do conhecimento na educação básica? Para dar conta de responder a esta indagação, o problema se desdobra nas seguintes questões norteadoras: O currículo integrado corrobora efetivamente como possibilidade de enfrentamento a fragmentação do conhecimento na educação básica? Quais as metodologias ativas podem ser articuladas ao currículo integrado e utilizadas como enfrentamento a fragmentação do conhecimento na educação básica? A fim de responder as questões, definimos como objetivo geral: Analisar e discutir a articulação do currículo integrado com as metodologias ativas como enfrentamento a fragmentação do conhecimento na educação básica. No que diz respeito a metodologia, este é um estudo teórico de abordagem qualitativa, apoiado em Triviños (1997) e Minayo (2012), do tipo revisão da literatura integrativa e utiliza hermenêutica como técnica de análise. Enquanto na base teórica de sustentação, nos ancoramos em autores pós-críticos, como Lopes e Macedo (2011), Santomé (1998 / 2011) e Moran (2018) que irão sustentar as discussões teóricas que emergem neste relatório de pesquisa e nas reflexões sobre currículo e das metodologias ativas. Concluiu-se que as metodologias ativas podem ser estratégias de estímulo à participação e engajamento dos aprendentes, ao tempo que o currículo integrado proporciona visão mais ampla e interdisciplinar dos conteúdos.