ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES EM CASTANHAL PARÁ - O CONTEXTO DO IFPA
Ensino Médio Integrado. Práticas Pedagógicas. Conhecimentos Escolares. Práticas Sociais do Trabalho.
Esta dissertação, em andamento, versa sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino Médio do Instituto Federal do Pará, localizado no município de Castanhal. Problematizamos as práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição em relação com um processo de integração ou não integração entre conhecimentos escolares e práticas sociais do trabalho vivido pelas juventudes em seus processos formativos. Como norte de pesquisa, indagamos: a) Como ocorre o processo de integração entre os conhecimentos escolares e as práticas sociais do trabalho na formação da juventude na instituição? b) As práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Pará são integradoras ou não integradoras entre conhecimentos escolares e as práticas sociais do trabalho na formação da juventude? Quais as práticas pedagógicas integradoras são utilizadas pelos docentes para que haja a integração entre conhecimentos escolares e as práticas sociais do trabalho? Para subsidiar o aprofundamento dos conhecimentos sobre a problemática apresentada, buscamos discutir as categorias ensino médio, formação, juventudes, integração, prática pedagógica e trabalho a partir de autores como Frigotto (2013), Kuenzer (2011), Araujo (2014), Ciavata (2012), Krawczyk (2011), Nosella (2004), Rodrigues (2012), Ramos (2012), Marx (1844), Gramsci (1991), Pistrak (2002), dentre outros. A pesquisa é de base qualitativa, pauta no materialismo histórico-dialético, com realização de pesquisa semiestruturada, tratada pelas orientações da análise de conteúdo.