A Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e a Educação Básica: o caso do Curso de Pedagogia/IFPA.
Educação Básica; ERER; licenciatura em pedagogia.
O referido estudo tem como objeto a Educação das Relações Étnico-raciais, na formação inicial de professores para Educação Básica, do curso de licenciatura de Pedagogia do IFPA. Objetivo geral: Refletir sobre o tratamento conferido às Relações Étnico-raciais na formação inicial de professores(as) para Educação Básica, no currículo do curso de licenciatura em Pedagogia; como específicos: a) elaborar o perfil dos (as) autores (as) que produzem sobre formação Inicial de Professores e a Educação das Relações Étnico-raciais das produções acadêmicas em dissertações, teses e artigos no recorte temporal de 2015-2020, b) identificar como a Educação das Relações Étnico-raciais tem sido incorporada na formação inicial dos futuros (a) professores (as) que atuarão na Educação Básica – anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos pretendem responder à seguinte questão: qual o tratamento conferido a ERER na formação inicial de professores (as) para Educação Básica no currículo do curso de Pedagogias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará- IFPA? Para esse fim, ampara-se metodologicamente em Laurence Bardin (2016), para a análise do conteúdo dos dados coletados, da revisão da literatura bibliográfica das produções acadêmicas em dissertações, teses e artigos no período de 2015-2020, assim como dos documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura de Pedagogia do IFPA, Campus Belém. O estudo foi subsidiado pelos principais aportes da literatura especializada: Bernardete Gatti (2009, 2011, 2019); Ilma Veiga (2013, 2019); Wilma Coelho (2009, 2012); Wilma Coelho e Mauro Coelho (2018, 2019); Wilma Coelho, Kátia Régis e Carlos Silva (2020). Para refletir sobre o Campo científico, utilizou-se as noções conceituais de Pierre Bourdieu (2004). Sobre o currículo, o aporte Ivor Goodson (2018, 2020). Conclui-se que o IFPA, Campus Belém, tem se destacado na implementação da Lei nº 10.639/2003 nos espaços de formação inicial de professores (as) para Educação Básica, e vem ampliando de forma positiva a discussão sobre a ERER no currículo do curso de licenciatura em Pedagogia.