IMPACTOS GERADOS APÓS A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE SERVIÇO COMPARTILHADO (CSC) EM UMA EMPRESA DO SISTEMA “S”, UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PREVISÃO DO CUSTO/BENEFÍCIO
1. Serviços compartilhados (Administração); 2. Administração de empresas - Aspectos econômicos.
O estudo de caso discorre sobre os resultados da implantação de um Centro de Serviço Compartilhado – CSC – em uma organização do Sistema “S”. Sabe-se que o CSC é um modelo de gestão já utilizado em empresas privadas e, também, em empresas públicas. Neste contexto, este trabalho se propõe a relatar os resultados com a implantação do CSC em uma paraestatal. O objetivo foi investigar os principais impactos gerados com a implantação do CSC na FIEAM (Federação das indústrias do Estado do Amazonas) para dar suporte à proposta de implantação do modelo no Sistema “S” do comércio, que envolve a Federação do Comércio (FECOMERCIO), o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Poucos estudos acadêmicos foram realizados para investigar os impactos da adoção de um CSC em uma organização do referido Sistema. Desta forma, através de um estudo de caso, esta pesquisa revela que, apesar de todas as mudanças trazidas com a implantação do CSC na FIEAM, exigindo quebra de paradigmas e reformulação de procedimentos, a adoção do modelo mostrou-se bem sucedida, apresentando-se como um modelo de gestão capaz de proporcionar grandes benefícios ao Sistema “S” do comércio, na reduão de custos, agregação de valor e qualidade na entrega dos serviços.